Home
Sessão de Abertura
»  Discursos
»  Homenageados
Atividades
»  Programação Científica
»  Sessão de Pôsteres
»  SBPC Educação
»  SBPC Jovem
»  Dia da Família na Ciência
»  ExpoT&C
»  SBPC Cultural
»  SBPC Afro e Indígena
»  SBPC Inovação
Imagens
»  Fotos
»  Vídeos
Realização
»  Organização
»  Realização, Patrocínio e  Apoio
 
 


 Homenageados da 71ª Reunião Anual da SBPC


[Voltar]

Eunice Maria Fernandes Personini

Funcionária da SBPC desde 1974

 
 

A biografia de Nicinha se confunde com a história da SBPC nos últimos 45 anos. Eunice Maria Fernandes Personini cursou Serviço Social na PUC/SP e iniciou suas atividades como auxiliar de secretária em 1974 trabalhando para a preparação da 26a Reunião Anual que aconteceu em Recife. Já no ano seguinte foi promovida à secretária por Luiz Edmundo de Magalhães, Secretário-Geral na gestão do Presidente Oscar Sala, atuando no Setor de Sócios e Eventos, no qual esteve por quase 14 anos. Em 1977, para complementar a renda e custear a faculdade, trabalhou por alguns meses com o Prof. Peixoto na recém-fundada Sociedade Brasileira de Química, organizando correspondências, documentos, fichas de sócios, tendo sido sua primeira secretária.

Desde 1988 ocupa o cargo de secretária de diretoria, tendo trabalhado diretamente com oito presidentes da SBPC: Carolina Bori, Ennio Candotti, Aziz Nacib Ab’Saber, Sérgio Henrique Ferreira, Glaci Zancan, Marco Antônio Raupp, Helena Bonciani Nader e Ildeu de Castro Moreira. Suas palavras ao completar 40 anos na SBPC: “São 40 anos, mas com a mudança da diretoria a cada dois anos, tudo é renovado. Tive que aprender a trabalhar com cada um deles, a lidar com seus humores e personalidades, mas no final de tudo, ficava com o melhor de cada um”.

Nicinha vivenciou as atividades da SBPC em diferentes situações políticas do país, da ditadura militar ao movimento Diretas Já pela redemocratização, da Constituinte ao Movimento Estudantil dos Caras-Pintadas que levou ao impeachment do presidente do Brasil na época, dos anos de tortura aos anos de diálogos, sempre na luta pela educação, pela ciência, pelo meio ambiente, pelos direitos humanos, pela saúde, pelo Estado Democrático de Direito.... ela é a nossa memória e nosso orgulho. Feliz a instituição que pode ter em seus quadros pessoas como Eunice Maria Fernandes Personini, a nossa Nicinha.



Assista a homenagem:

 
 
 
 
 

 

© 2019 SBPC - Todos os direitos reservados